Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: CGD > Reuniões > 2021 > Categoria > 15ª reunião do Comitê de Governança Digital
Início do conteúdo da página

15ª reunião do Comitê de Governança Digital

Escrito por Ralfh Alan | Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h50 | Acessos: 7365

Screenshot from 2021 04 01 11 03 45

 

           

Foi realizada no dia 13 de julho de 2021 através de vídeo conferência a segunda reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) em 2021 que teve como ponto de pauta a aprovação da terceira revisão do PDTIC, a primeira revisão do plano de riscos de TIC e a instrução normativa que trata da relação dos servidores analistas e técnicos de TIC que não atuam no CTIC ou fora de sede.

O PDTIC (plano diretor de tecnologia da informação) tem como finalidade nortear as ações do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da Unifesspa, no período de 2020 a 2021, com foco no alinhamento entre os objetivos de TIC aos objetivos estratégicos da organização, visando a geração de valor para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Nessa terceira revisão, foram alterados prazos e nomenclaturas de algumas ações (projetos) previstas no documento, assim como foi realizada a inclusão e exclusão de algumas demandas, levando em consideração a priorização do Centro e junto às demais unidades da Universidade. O documento passa a conter os seguintes tópicos: introdução, metodologia aplicada para elaboração, princípios, políticas, diretrizes e frameworks, organização do setor de tecnologia da informação e comunicação, resultados do PDTIC anterior, referencial estratégico de TIC,  inventário de necessidades, plano de metas e ações, plano de gestão de pessoas, plano orçamentário e de riscos, processo de revisão, fatores críticos de sucesso.

O plano de riscos de TIC tem como objetivo apresentar os principais ativos de tecnologia da informação e comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), assim como detalhar suas ameaças, vulnerabilidades, controles e riscos. Nessa revisão foram ajustados os principais controles, analisando principalmente seu escopo e viabilidade desde a aprovação no CGD em 2020, além disso, também foi analisada a proposta de implementação dessas ações e seus status.


O último ponto de pauta aprovado foi a instrução normativa que trata da relação dos servidores analistas e técnicos de TIC que não atuam no CTIC ou fora de sede, esse documento tem como objetivo definir claramente as ações dos servidores analistas e técnicos de TIC fora da sede do CTIC e em exercício em outras unidades, uniformizando assim os projetos do PDTIC com suas atividades.

 

Foi destacado também as integrações relacionados ao login único da plataforma gov.br que estão sendo realizadas pelo Centro, enfatizando sua importância para que qualquer cidadão utilizando a plataforma, possa ter acesso aos sistemas da Universidade, como por exemplo a plataforma participa.unifesspa.edu.br. Além disso, foi informado sobre a elaboração do novo PDTIC, a fase em que se encontra e sua importância para o alinhamento da TI com os objetivos estratégicos da instituição.

Assim, todos os pontos de pauta foram aprovados por unanimidade pelos membros presentes.

Fim do conteúdo da página